Ads 468x60px

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Onze dicas para evitar a invasão de vírus no seu computador


Centenas de vírus surgem diariamente na Internet, colocando em risco arquivos e dados guardados no computador. Anti-vírus e manutenção segura da rede servem são opções para evitar vírus.
De primeira, os nomes podem parecer estranhos, mas são bem comuns. Todos estão relacionados a vírus que o seu computador pode ter por, simplesmente, navegar em um site da internet.
A finalista de medicina Clara Costa teve arquivos de seu Trabalho de Conclusão de Curso apagados. Ela acredita que possa ter sido um vírus vindo de algum site que tenha acessado. “Eu nunca tive muito cuidado com o meu computador. Entrei em desespero ao ver que quase metade do meu trabalho tinha sumido. Nem sei como isso aconteceu, mas acho que ele pode ter vindo de qualquer lugar, inclusive de sites que eu visito.”
O estudante de design, Daniel Almeida, aprendeu a lição depois que foi prejudicado por um suposto vírus. Ele afirma que começou a perceber que o seu computador começou a ficar lento. “O meu computador antigo, tinha quase nenhuma proteção. Nas notificações, aparecia que eu estava utilizando muito espaço, como se ele estivesse cheio de pastas pesadas, só que eu descobri que a metade era formada por vírus. Agora, com o novo, eu tenho mais cuidado. O anti-vírus está sempre atualizado”.
Todos os dias, centenas de vírus novos surgem, de acordo com Professor Doutor Eduardo Souto, do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e, por isso, é necessário ter sempre o programa de anti-vírus atualizado. “É importante que os usuários tenham um firewall, anti-spyware e anti-vírus. Porém, é bom ressaltar que não existe um anti-vírus 100% seguro, então o mais importante é que ele seja atualizado diariamente”.
O professor Eduardo Souto também alertou para os tipos de vírus que existem. “Existem vírus que contaminam a máquina, que consomem memória. Existem vírus programados para apagarem arquivos, informações pessoais. Alguns vírus servem de portas para outros vírus, gerando uma cadeia”, atentou.
Outro perigo está presente nas redes abertas. De acordo com o professor, senhas podem ser capturadas facilmente, mas existe uma maneira de evitar esses problemas. “É importante se atentar para as plataformas de segurança, se elas são WAP ou WEP. As de WAP são as mais seguras, já as de WEP podem ser facilmente quebradas e conseguir todas as informações dos usuários”.
O professor selecionou algumas outras dicas para que os usuários da internet possam ter uma navegação mais segura:
  1. Acostume-se sempre digitar manualmente no seu navegador o endereço (URL) do seu banco. Evitando usar o histórico do seu navegador.
    .
  2. Em acessos a páginas da Internet que peçam login e senha (sites de bancos, comércio eletrônico, …), sempre verifique a presença do cadeado fechado no canto inferior direito do seu navegador.
    .
  3. Não divulgue informações pessoais como telefone, CPF, RG, endereço, em sites derelacionamento, blogs, ou chats.
    .
  4. Nunca acesse páginas bancárias ou que necessitem informações pessoais em computadores públicos cibercafés, bibliotecas,…).
    .
  5. Habilite a verificação de phishing (roubo de login e senhas) no seu navegador.
    .
  6. Não utilize senhas baseadas em informações pessoais, data de nascimento, palavras de dicionários. Utilize senhas baseadas em frases que misturem letras, números e caracteres especiais.
    .
  7. Utilize firewall, anti-vírus, anti-spyware atualizados diariamente.
    .
  8. Instale as correções de segurança disponibilizadas pelos fabricantes de programas.
    .
  9. Nunca clique em programas recebidos por e-mail cuja origem você desconhece.
    .
  10. A menos que você solicite bancos e operadoras de cartões de créditos nunca entram em contato com clientes através de e-mail. Assim desconfie de todas as mensagens recebidas por e-mail cujo conteúdo solicita atualização de informações.
    .
  11. Evite acessar bancos ou serviços de pagamento via rede sem fio pública.
Fonte: D 24 AM – http: // www d24am com – Por Camila Pereira

0 comentários:

Postar um comentário