Existem inúmeras razões para que tão poucos sites estejam trazendo retorno para as empresas. Um dos motivos pode ser o design. Siga estas dicas e aumente as suas chances de sucesso:
1. Menos é mais. Faça o site leve e rápido
Se você esta vendendo um produto ou serviço na Internet, não se deixe levar pelos 'artistas' da rede. Mantenha o foco em sua mensagem. Ninguém quer ver um layout cheio de animações e gravuras que nunca terminam de baixar.
Tenha em mente que se não ajuda a vender não serve. Não faça nada só porque os outros estão fazendo. Construa um site para agradar ao cliente, não ao chefe.
Lembre-se que "a imagem seduz, mas é o texto que vende". Se
você quiser passar sua mensagem não deve esconde-la. Use um layout limpo e elegante, clean. Simples, mas não simplório.
Você tem apenas alguns segundos para conquistar a atenção do Internauta. Mantenha as páginas leves, use poucas imagens, bem colocadas e comprimidas. O texto deve ser direto e objetivo. Especialmente na página inicial.
2. Padrão
Todos nós temos uma "zona de conforto". Gostamos de nos sentir acomodados e seguros. Imagine chegar em casa todos os dias e a cor das paredes estar diferente? No começo pode ser um "barato", mas depois de algum tempo, você começa a ficar ansioso e inseguro.
Da mesma forma, mudar a cara de cada página, torna as pessoas confusas e impacientes. Elas podem pensar que estão em outro site e quando você menos espera, estarão mesmo.
Mantenha o mesmo padrão em todas as páginas. É fácil, basta:
• Usar as mesmas cores, molduras, botões, fontes e demais elementos em todas as páginas;
• Deixar a logomarca da empresa sempre na mesma posição.
• Se o menu está à esquerda, deixe-o lá o tempo todo, se estiver à direita, idem.
• Usar as mesmas cores, molduras, botões, fontes e demais elementos em todas as páginas;
• Deixar a logomarca da empresa sempre na mesma posição.
• Se o menu está à esquerda, deixe-o lá o tempo todo, se estiver à direita, idem.
Além de tudo, mantendo um layout padronizado você passa uma impressão mais profissional.
Pense no Mac Donald´s: uma franquia com centenas de lojas em todo o mundo, todas iguais. Você sabe que em todas elas vai encontrar o mesmo serviço e a mesma satisfação.
3. Navegação
A palavra chave é simplicidade. A Internet já é um labirinto de informações. Conheço diversas pessoas que ficam loucas quando têm que achar alguma coisa. Então não complique, torne a navegação em seu site simples e direta.
Todas as páginas devem estar a dois, no máximo, três clicks de distância umas das outras. Você pode conseguir isto colocando menus para as áreas principais do site em todas as páginas.
Uma forma de testar a navegação do site é chamar alguém, de preferência, sem muito conhecimento. Peça a ele que encontre alguma coisa que VOCÊ sabe que está lá, só não diga como.
Outra forma é imaginar-se um iniciante na Internet e verificar se seria difícil encontrar alguma informação.
4. Fale conosco
Já tentou entrar em contato com a empresa e se perdeu no labirinto de links e páginas sem encontrar o email ou telefone da mesma? Eu já e aquela empresa perdeu um possível cliente.
Para evitar este problema, coloque seu email em todas as páginas. Se necessário faça um formulário de contato com poucos campos para o usuário preencher. Apenas o nome, email, telefone (caso haja algum problema com o email) e um espaço para a mensagem são necessários. Você poderá pedir as outras informações mais tarde. O importante agora é fazer contato.
5. Logos e Imagens
Já disse que ninguém quer esperar dois minutos para ver uma gravura que nunca termina de carregar. Mantenha suas imagens a um mínimo possível. Se você tem que usar muitas imagens para passar sua mensagem, uma palavra: compressão.
Imagens são uma parte importante do site, mas podem torna-lo muito pesado. Para evitar ou pelo menos minimizar este problema, use compressores de imagens. Existem diversos disponíveis no mercado, inclusive alguns gratuitos.
6. Fontes (famílias de tipos de letra)
Use apenas uma fonte em todo o site. Se quiser usar mais de uma fonte, use apenas para destaques, citações e títulos. Mantendo a variação de tipos de letras ao mínimo, você garante um visual mais padronizado e limpo. É muito mais profissional.
Outra razão é que há poucas "fontes padrão" na Internet. Arial, Verdana, Courier e Times New Roman são algumas delas. Se você usar alguma fonte fora dos padrões, pode ser que os usuários não vejam as páginas como foram criadas.
Mantenha o padrão.
7. Espaço em branco
Tão importante quanto as notas de uma canção são as pausas. Pergunte a qualquer músico.
O mesmo ocorre no design de qualquer peça publicitária. Deixe que as palavras saltem da tela, colocando bastante espaço entre elas. Deixe o texto 'respirar'. Use margens à esquerda e a direita.
Seguindo estas sugestões, o visual ficará muito mais limpo, agradável e profissional.
8. Becos sem saída
Um beco sem saída é uma página aonde não existem links para sair dela.
Pense no site de uma forma que não precise dos botões do browser para navegar, ou seja, se precisar clicar no botão voltar, tem alguma coisa errada.
Você pode colocar um link <voltar> nas páginas, mas esta não deve ser a única forma de sair da página.
9. Links Mortos
Links mortos são aqueles que estão no menu, mas ainda não foram criadas as páginas correspondentes ou, pior ainda, levam a uma "página em construção".
Se a página não existe ou não está completa, não coloque indicações para ela, no futuro você poderá colocar os links e destacar que a página é nova, tornando o conjunto mais dinâmico e trazendo maior impacto. Além de tudo, links mortos dão um ar de falta de profissionalismo.
Páginas com a mensagem "em construção" causam uma frustração enorme ao internauta, afinal ele espera encontrar a informação, mas ela não está lá.
Veja que um site de verdade, estará sempre em construção. A construção só termina com o fim do site ou da empresa.
10. Links Quebrados
Teste todos os links em todas as páginas, sempre. Links quebrados, ou seja, os que levam a páginas de erro ou não existentes, são outro fator de frustração e falta de profissionalismo.
Se você tem muitos links externos (para outros sites), teste-os de vez em quando para manter a integridade do site.
FONTE: © 2001 Renato Fridschtein - Todos os direitos reservados
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