Ads 468x60px

sábado, 31 de dezembro de 2011

Vantagens e desvantagens do Perfil Pessoal vs Perfil de Página no Facebook


Este artigo foi originalmente publicado no blog do airdiogo, um nosso amigo, e apresentamos apenas um excerto do mesmo porque achamos importante partilha esta informação com os nossos leitores:
É frequente receber pedidos de amizade no Facebook de perfis que representam algum tipo de organização. E se ao princípio ainda optava por fazer a denúncia através do Facebook, rapidamente reparei que de pouco ou nada servia. Nunca estes perfis eram bloqueados.
Para quem não sabe, utilizar um Perfil Pessoal do Facebook que não represente uma pessoa é uma violação dos Termos e Condições do serviço. Além disso permite que as organizações e empresas tenham acesso a dados que supostamente só queremos partilhar com os nossos amigos, colocando assim em risco parte da nossa privacidade, mesmo que não estejam esses perfis a ser utilizados para fins comerciais ou que estejam a actuar com más intenções.
(…)
Uma das desvantagens está relacionada com o número de amigos. Um Perfil Pessoal apenas pode ter 5.000 amigos, o que ao início pode parecer bastante, mas com o sucesso que por vezes algumas organizações têm (e aqui uso o termo no sentido lato, pois pode ser apenas um blog ou um grupo de amigos) rapidamente se chega a esse número. E depois o que fazer?
Outra questão importante é a quantidade de informação que se consegue recolher. Quem tem páginas de internet ou blogs sabe a importância de ter informação sobre as visitas. Da mesma forma é importante para as empresas recolher o informação que lhes permita calcular o retorno que o investimento nestes novos meios está a ter.
Comparando a informação que se obtém através de um Perfil Pessoal contra um Perfil de Página a diferença é enorme, havendo aqui uma clara vantagem de usar um Página. Na imagem seguinte está um post do meu blog publicado no meu perfil pessoal do Facebook:
Como se pode ver pouca ou nenhuma informação se consegue obter relativamente ao número de visualizações ou outras reacções além dos Like. Quando se usa um Perfil Pessoal para representar uma organização ou empresa é apenas isto que temos acesso.
No entanto através de um Perfil de Página é possível recolher muito mais informação, como se pode ver na imagem abaixo para o mesmo post, mas agora publicado naPágina do meu Blog no Facebook, onde já aparece o número de visualizações e a percentagem de Feedback.
Mas além dessa informação o Facebook também fornece uma ferramenta chamada Insights. Aqui vamos conseguir obter uma série de informação sobre a quantidade de utilizadores da página e outras informações sobre o seu comportamento.
Acaba por ser uma espécie de Analytics no Facebook, e é mesmo a única maneira de obter estes dados estando apenas disponível para os perfis do tipo Página . Nem vale a pena comparar com o Perfil Pessoal pois lá não existe nada disto (os serviços que prometem algo semelhante são apenas esquemas para ter acesso à informação pessoal dos utilizadores que caem no truque), ficando este assim claramente em desvantagem.
(…)
Penso que assim fica bem claro que existem várias vantagens em optar por um Perfil de Página em oposição de um Perfil Pessoal para representar uma organização (seja de que tipo for, pois nos exemplos que dou até se trata do meu blog) ou uma empresa. Protege-se a privacidade das pessoas e consegue-se recolher uma série de informação que é bastante útil para gerir uma presença online.
(…)
Além disso o risco de termos a conta suspensa por se estar em incumprimento dos Termos e Condições é quase inexistente (pelo menos pelo motivo de o Perfil não representar uma pessoa como é suposto).
Por isso quem ainda não criou uma página e está a pensar colocar a sua organização no Facebook o melhor é começar logo da forma mais correcta e criar a página neste link.
Quem por outro lado está, incorrectamente a usar um Perfil Pessoal, pode migrar a conta para uma Página e não perder assim os amigos e ainda obter toda esta informação de forma gratuita. Basta visitar este link de migração de contas do Facebook, tendo a respectiva sessão activa.
       FONTE: www.dicasinternet.com 

0 comentários:

Postar um comentário