Ads 468x60px

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O perigo de roer as unhas


Médicos e pesquisadores comprovaram que roer unhas faz mal à saúde! O perigo de roer unhas está no fato de que a cutícula, pele que nos protege contra agentes externos, pode ser removida no ato, nos deixando suscetíveis à ação de vírus e bactérias.

A mania de roer unhas também é prejudicial, pois está relacionada à ansiedade, ao estresse e à frustração. Onicofagia é o nome dado ao vício de roer as unhas ou a pele que fica em volta dela.

Roer a pele que fica ao redor das unhas causa um trauma que permite a entrada de bactérias no local, causando infecções e inflamações. O hábito é ainda mais prejudicial para quem tem problemas circulatórios e imunológicos, pois a infecção pode invadir a corrente sanguínea e complicar o quadro.

Agora, para aquelas que pessoas que além de roer, também engolem as unhas, o quadro é ainda pior, resultando em graves problemas gastrointestinais, como esofagite infecciosa, gastrite, enterocolite por infecção por microorganismos, verminoses e até apendicite.

Roer unhas também prejudica a musculatura do maxilar e a articulação temporomandibular, causa fraturas nos dentes, gengivite e problemas na mordida.

As doenças mais frequentes em quem tem o vício de roer unhas são: infecções na garganta, inflamação da pele ao redor da unha e problemas gastrointestinais diversos.


Como Parar

Mantenha as Unhas Curtas e Lixadas
Com as unhas curtas e lixadas, evita-se que encachem em objetos e roupas, e que a unha quebrem e fiquem com um pedaço arrancado, aparecendo aquela vontade de roer. Além disso melhora também na higiene das unhas, diminuindo o acúmulo de bactérias e facilitando na limpeza.

Faça as Unhas Periodicamente
Em média uma vez por semana faça as unhas, isso vai ajudar a fazer você parar de roer, pois, com o uso da base (homens) ou do esmalte (mulheres), trás um gosto ruim às unhas, deixa também a superfície mais lisa e dificulta roer.

Mastigue um Chiclete
Toda vez que tiver a vontade de roer as unhas, pegue um chiclete e masque, não é uma solução, mas ajuda a amenizar a vontade.

Coloque Pimenta das Unhas
A ideia é, como no caso do esmalte, proporciona um gosto ruim ao tentar ruim as unhas.

Faça Exercícios
No caso de motivos emocionais como ansiedade ou nervosismo, o ideal é praticar exercícios físicos para liberar essas emoções, além de ganhar saúde e descansar a mente.


FONTE SitedeCuriosidades

0 comentários:

Postar um comentário