Tem sido recorrente a postagem de dúvidas de leitores sobre problemas de acesso não autorizado à conta do Facebook. Na maioria das vezes, os acessos ocorrem devido a pequenos descuidos na hora de acessar a rede social, seja por que a senha ficou gravada no navegador, ou por se tratar de uma senha fácil de adivinhar. Embora muitos leitores atribuam a violação de acesso a supostos hackers, na maioria das vezes esse transtorno pode ser evitado seguindo algumas dicas de como explorar as configurações avançadas de segurança.
Protegendo a conta no Facebook
O primeiro passo é evitar uma senha óbvia, como data de aniversário ou o nascimento de alguém próximo. O ideal é combinar letras maiúsculas e minúsculas com números e caracteres alfanuméricos. O mesmo procedimento deve ser adotado para proteger a conta de e-mail vinculada ao perfil e, de preferência, que não seja a mesma senha.
Vale salientar que não basta criar uma senha complexa se ela ficar salva no navegador em um computador que mais pessoas tenham acesso. Por essa razão, é preferível abrir mão do conforto de não precisar digitar a senha toda vez que for entrar no Facebook. Mas, com isso, reduzir a chance de que pessoas não autorizadas tenham acesso ao perfil.
Além de criar uma senha segura e protege-la, o leitor conta com alguns mecanismos muito úteis para aumentar a proteção do perfil. Para acessar as configurações de segurança, basta estar conectado no Facebook e então clicar neste link.
Será exibida a página de configuração de segurança e listados os seguintes itens:
– Navegação segura: habilitando essa opção, o acesso à página será feito sempre que for possível usando um protocolo seguro (https). Por meio dele, os dados são criptografados. Para habilitá-lo, basta clicar em Editar, marcar a opção Quando possível, navegue no Facebook usando uma conexão segura, e no botão Salvar alterações.
– Notificações de login: por meio desse serviço, sempre que a conta for acessada em um computador desconhecido ou um dispositivo móvel, é enviada uma mensagem ao dono do perfil. O mecanismo conta com a possibilidade de notificação por meio do envio de e-mail ou de mensagem de texto. Para habilitar as notificações, é preciso clicar em Editar, marcar os métodos de notificações conforme a preferencia e em Salvar alterações.
– Aprovações de login: por meio desse recurso, quando habilitado, é preciso informar um código de segurança que será enviado por SMS para o número de celular cadastrado no perfil quando a conta estiver sendo acessada por um navegador desconhecido.
– Senhas de aplicativos: é possível gerar senhas para aplicativos que têm o acesso permitido ao perfil. Porém, aprovações de login não irão funcionar para o Xbox, Spotify e Skype. Para o restante de aplicativos, basta clicar em Editar> Gerar senhas de aplicativos, informar o nome do aplicativo e clicar em Gerar senha. Após alguns instantes será exibida a nova senha destinada ao aplicativo informado.
– Sessões ativas: esse item exibe a localização, data, hora e os dados do navegador que acessou ou que permanece conectado no Facebook. É uma opção muito útil para verificar o histórico de navegação. Para encerrar a sessão, basta clicar em Encerrar atividade.
FONTE: G1
0 comentários:
Postar um comentário