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terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Saiba acessar o conteúdo ‘na nuvem’ quando serviços ficam indisponíveis


Os principais serviços de e-mail, compartilhamento de documentos e redes sociais têm apresentado instabilidades e deixado milhares de usuários sem acesso ao conteúdo armazenado.
Manter e-mails, fotos e documentos em serviços na nuvem é extremante prático, pois para acessá-los basta ter na mão algum dispositivo dotado com um navegador e conexão à internet. Viver conectado também é uma forma de acompanhar tudo o que está acontecendo no mundo. E, para muitas pessoas, é trabalho.
Aplicativos não faltam, mas o que fazer quando os serviços ficam indisponíveis? Como acessar os e-mails do Gmail quando não se está conectado à internet? Nesta coluna serão apresentadas configurações que permitem salvar os contatos, mensagens de e-mail e publicações em redes sociais de maneira simples e eficiente.
Acessar mensagens do Gmail sem internet
O Gmail permite que os seus usuários possam acessar as suas mensagens enquanto não houver acesso à internet ou ao serviço do Gmail. Para autorizá-lo, é preciso estar conectado à conta do Gmail, clicar no ícone num formato de “engrenagem”. Depois, clicar na opção Off-line.
Esse tipo de configuração não é o mesmo que configurar a conta de e-mail num cliente de e-mail (Outlook, Mozilla Thunderbird, Mail), mas um “cache” de uma semana em que os e-mails são baixados e disponibilizados pelo navegador. A vantagem desse recurso é que as mensagens mais recentes permanecem disponíveis enquanto o serviço estiver inacessível ou houver perda de conexão à internet.
Para os usuários do navegador Chrome, uma excelente alternativa é o aplicativo chamado Gmail Off-line. Além de possuir uma interface própria para a leitura dos e-mails que estiverem off-line, também é possível determinar que as mensagens serão baixadas num período que varia de uma semana até um mês. Para baixar e instalar o aplicativo, é preciso estar navegando com o Chrome e acessar este link.
Acesso a documentos do Google Drive no navegador
Embora a melhor maneira de gerenciar os documentos armazenados no Google Drive seja usar o próprio cliente do serviço, disponível para Windows, Mac e dispositivos móveis com Android e iOS (acesse aqui), também é possível contar com a visualização dos documentos no próprio navegador.
Neste caso, o usuário deve acessar a sua página do serviço e, então, clicar na opção “Mais, localizada no menu lateral. Em seguida, clique na opção Docs off-line – essa opção estará habilitada quando o usuário estiver navegando na internet com o Google Chrome. Vale salientar que planilhas de cálculo ficarão acessíveis somente em modo de leitura enquanto não houver conexão com o serviço.
Backup dos contatos e publicações do Facebook
O Facebook permite que os usuários efetuem download das suas publicações no mural, mensagens e conversas do bate-papo, álbuns de fotos e e-mails dos amigos (que tornaram essa informação acessível). Para baixar o arquivo, é preciso estar conectado ao Facebook, clicar emConfigurações da conta > Baixar uma cópia>Abrir arquivo.
A geração do arquivo pode levar alguns minutos, dependendo da quantidade de contatos, publicações e todo o conteúdo previsto para o arquivo. Assim que o serviço tiver processado, será enviada uma notificação para a conta de e-mail principal cadastrada no perfil. Mas cuidado para armazená-lo em uma pasta segura, pois esse arquivo contém todo o histórico pessoal do perfil.
O Twitter também anunciou um recurso em que o usuário poderá efetuar o download das postagens. O arquivo irá organizar os tuítes num formato semelhante ao de um relatório, agrupando todo o seu conteúdo por mês. Porém, o recurso será disponibilizado gradualmente aos seus usuários. Para verificar se ele já está disponível, é preciso acessar a página do Twitter e, no menu  do canto esquerdo, clicar na opção Download Your Information, para solicitar a geração do arquivo.

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